35 jovens são dispensados do Serviço Militar Obrigatório e participam de cerimônia de Juramento à Bandeira

“O jovem tem um contato com um cerimonial militar, onde ele canta o hino nacional e expressa passividade ao patriotismo que carregam no peito”, disse o Tenente Suderlan.

Por Monique Esposito (Estagiária) | Assecom

Monique Espósito (Estagiária Assecom/AIA)

Aproximadamente 35 jovens foram dispensados do Serviço Militar Obrigatório e receberam o Certificado Definitivo de Incorporação (CDI) em Alto Araguaia (MT). A solenidade de juramento a Bandeira foi comandada pelo 1ª Tenente Francisco Suderlan Pereira dos Santos e o Soldado Neres, do 18° Batalhão Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) de Rondonópolis, na sexta-feira (26).

Segundo o Tenente Suderlan o juramento a Bandeira é feito em municípios que não tributam jovens para servir, recebem CDI e ficam quites com o Serviço Militar. “O CDI tem um significado patriótico muito grande, o jovem tem um contato com um cerimonial militar, onde ele canta o hino nacional e expressa passividade ao patriotismo que carregam no peito”, disse o Tenente.

Na cerimônia os jovens assumem compromisso com a prátia, jurando estarem dispostos a atender o chamado das Forças Armadas caso sejam convocados para defender o país até mesmo com a própria vida.

O Tenente explica que o jovem que sonha em seguir carreira militar, deve pedir ao secretário da Junta Serviço Militar na cidade em que reside, para cadastrá-lo como voluntário. Não é mas necessário que o canditato se desloque até um município  tributário. “O secretário entrará em contato conosco do posto de recrutamento mobilização de Rondonópolis e nós colocaremos este jovem na comissão de seleção normal e concorrerá com outros jovens”, aclara.

Participaram da cerimônia o  secretário de finanças e planejamento Welton Vilela, vereadores Deusdete Xixica, Vanderlei Marques e o Sargento John do Núcleo do Corpo de Bombeiros do Município.

O ALISTAMENTO - Ao completar 18 anos, todo jovem brasileiro do sexo masculino deve realizar o alistamento militar obrigatório, com inscrições de janeiro a junho em que o jovem completará a maior idade. É necessário procurar a Junta de Serviço Militar do Municipio, anexo a Prefeitura, munido de documentos como certidão de nascimento ou RG, comprovante de residência e foto 3x4.

Carlos Alberto Borges Fraga secretário da Junta Militar do município, explica que o CDI é um documento exigido em diversos momentos como na inscrição de concursos públicos, emprego, na matricula de escolas e faculdades, na retirada de passaporte. O serviço também é disponível no sistema online de alistamento.